Oi pessoal, estamos de volta de Arraial do Cabo! 😦 Infelizmente… porque aquilo lá é o paraíso, o Caribe Brasileiro meeesmo, que não dá vontade de ir embora.
Passamos o feriado de Tiradentes lá, ficamos 4 dias maravilhosos. E temos muitas coisas para contar, muitas fotos lindas para mostrar e dicas para passar para vocês.
Saímos do Rio de Janeiro, na quinta-feira (21/04), às 6:30 para tentar evitar o trânsito. Mas após a ponte, acabamos pegando um engarrafamento chatinho. Chegamos em Arraial lá pelas 11h da manhã… então pegamos cerca de 4h e 30 minutos até lá. Mas também, paramos para tomar café da manhã na Casa do Alemão.
A cidade
Arraial do Cabo fica na Região dos Lagos, pertinho de Cabo Frio. É conhecida por suas praias de areias branquinhas e águas cristalinas perfeitas para mergulho! Também são bem geladas e salgadas!
Ao chegar em Arraial, é aquela visão… o marzão azul lindo da Prainha, logo na entrada da cidade. Depois chegam as ruas estreitas com milhões de casas e carros nos 2 sentidos. Dá para perceber que a cidade cresceu rapidamente e desorganizadamente e não é muito bonita não. Mas, perto das praias é um paraíso.
Arraial não tem muito o que fazer a noite, apenas comer em algum restaurante… o bom mesmo é durante o dia, principalmente se você gostar de acordar cedinho para curtir bem a manhã em uma praia paradisíaca e quase deserta. A gente acordava por volta de 6:30 para pegar o início do café da manhã, na pousada, às 7:30 e ir para as praias às 8h. E dava para curtir bastante antes delas ficarem lotadas (por volta de 11h… 12h).
As ruazinhas são todas iguais e dá para se perder fácil. Ligamos o Waze o tempo todo para ir para os lugares: só colocar lugares como “Prainha”, “Praia Grande”, “Mirante do Pontal do Atalaia”, “Prainhas do Pontal” e você chega sem erro!
A gente comia (almoço e janta) pela Praça do Cova, que fica na Praia dos Anjos, bem perto da nossa pousada. Ali tem alguns bons restaurantes com pratos e preços variados. Faremos um post só do assunto gastronomia rsrs.
Tentamos visitar o Museu Oceanográfico, mas estava fechado. Disseram que tem uma tartaruga lá, então a gente estava doido para ver!
A pousada
Demoramos muito para escolher uma pousada. Fizemos um planilhão com todas as que gostamos (baseado no Trip Advisor) e o que elas tinham de positivo e negativo. Tem várias ótimas (Pousada da Prainha, Pousada do Tioneiro, Pousada Varandas ao Mar).
O Thiago acabou gostando mais da Canto da Baleia que fica na rua da Praia dos Anjos, com apartamentos com vista para o mar. Estava super bem avaliada e parecia a nossa cara: bem alegre e colorida. E não deu outra, pousada perfeita, romântica, pessoas atenciosas e tudo limpindo e novo! Amamos… não dava vontade de ir embora. Então quem está procurando uma segunda casa em Arraial, não perca nosso post completo da pousada.
As praias
Arraial tem praias perfeitas, gelaaaadas, mas lindas! rsrsrs e vocês vão querer conhecer todas elas se tiverem uns 3 a 4 dias como a gente teve.
Praia do Forno:
Praia deserta (em dia de semana fora de férias e feriados) que fica no centro do Arraial do Cabo. O acesso é por uma trilha que sai à esquerda do porto de embarque de passeios da Praia dos Anjos. A caminhada leva de 10 a 15 minutos, com uma subida: a praia fica do outro lado do morro.
Prainha:
Na entrada de Arraial, com quiosques, a mais procurada para banhos de mar. 1 km de belíssima enseada com águas cristalinas. Bastante movimentada. A água mais quentinha que sentimos em Arraial. hahahhaha. Indicada para fazer snorkel perto das pedras.
As prainhas do Pontal do Atalaia:
Você vai precisar de carro para chegar e é um chãozinho percorrendo a montanha (mas vimos gente indo a pé!). Outra maneira de chegar é de barco: a praia é parada de muitos dos passeios de barco que saem da Praia dos Anjos. Pra gente, foi a mais linda! Bem cedinho, né… porque depois LOTA!
Praia Grande:
Praia boa para o surfe devido à suas ondas fortes. Suas areias são finas e claras, formando dunas. A água é cristalina e fria. Um pôr do sol espetacular de assistir! Vale a pena também caminhar pela praia em um fim de tarde. Mas pegamos muito vento com areia hehehehe.
Praia dos Anjos:
Dessa praia saem os passeios de barco da região e é a mais famosa. Tem restaurantes e lojinhas. Achamos que é a melhor para se hospedar.. pertinho de tudo.
Praia Brava:
Boa para pesca e surfe, mas perigosa para banho. Fica no Pontal do Atalaia, entre encostas. Não fomos nessa, pois gostamos de praia calminha. Mas tinha um pessoal se aventurando na descida, quando fomos assistir o pôr do sol no Mirante do Pontal do Atalaia.
Os passeios
Em Arraial, não falta agência para fazer passeio de barco. O trajeto é praticamente o mesmo: saída da Praia dos Anjos, parada na Ilha do Farol, parada nas Prainhas do Pontal do Atalaia, passagem pela Gruta Azul e pela Fenda de Nossa Senhora, parada no Restaurante Flutuante e mergulho perto da Praia do Forno.
Tem pessoas oferecendo passeios também pela Praia dos Anjos, sem ser de agência, o preço é praticamente o mesmo… mas achamos que esse é o tipo de passeio que é melhor fazer com indicação.
Pegamos indicação em 2 blogs diferentes para fazer o passeio com a Arraial Vip Turismo Náutico e com a Cavalo Marinho. Como a primeira não tinha mais vaga para o passeio pela manhã, fizemos com a Cavalo Marinho. Gostamos muito e também recomendamos! O guia Ivan é super divertido e tira fotos lindas.
Dicas
Umas dicas rápidas do que não esquecer…
- Protetor labial… sério, meu lábio voltou em carne viva. As águas são muito salgadas.
- Echarpe ou pashmina… à noite tem um ventinho chato e se você logo sente dor de garganta como a gente, não custa nada levar uma mantinha para esse pescoço.
- Um notebook com leitor de CD… se vocês tem um, levem! No passeio de barco é comum que alguém faça fotos para vocês (um serviço à parte que é cobrado depois). Eles entregam um CD e vocês com certeza vão querer olhar as fotos antes de chegar em casa. A gente estava só com netbook, então fomos na cara de pau pedir para eles copiarem para um pen drive. hahahahaha
✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩
Enfim, para não ficar um post enorme e chato, faremos vários posts contando dos nossos dias em Arraial e da nossa rápida ida a Búzios. Acompanhem, em breve aqui no blog:
- Arraial do Cabo – Dia 1: Prainhas do Pontal do Atalaia e Pôr do Sol no Mirante
- Arraial do Cabo – Dia 2: Passeio de barco com ‘Cavalo Marinho’
- Arraial do Cabo – Dia 3: Praia do Forno, Restaurante Flutuante e Pôr do Sol na Praia Grande
- Arraial do Cabo – Dia 4: Prainha
- Arraial do Cabo – Onde Comer
- Arraial do Cabo – Estadia na Pousada Canto da Baleia
- Búzios – Crepe no Chez Michou, Passeio na Rua das Pedras e Orla Bardot
Beijos,
Carol & Thiago
Gostaria de saber preços para os próximos feriado desde já agradeço. 033987283970
CurtirCurtir
Pingback: Arraial do Cabo – Dia 1: Prainhas do Pontal do Atalaia e Pôr do Sol no Mirante
Pingback: Arraial do Cabo – Estadia na Pousada Canto da Baleia