Oi, pessoal! Vamos contar um pouquinho dos passeios que escolhemos para cada um dos dias que passamos em Arraial do Cabo. Eu acho que é fundamental viajar com um esboço de programação por dia, claro, estando sempre aberto para mudanças ou trocas de atividades.
Para o 1º dia, escolhemos começar pelas praias que todos diziam que eram as mais lindas de Arraial: As Prainhas do Pontal do Atalaia. A ideia era ir de carro e ficar lá até tarde para depois seguir para o Mirante do Pontal do Atalaia e assistir o pôr do sol. Os dois passeios são imperdíveis e ficam bem pertinhos.
“AS PRAINHAS” DO PONTAL DO ATALAIA
O Rafael da Pousada Canto da Baleia (veja o nosso post com indicação de hospedagem aqui) nos informou que precisávamos chegar bem cedinho para deixar o carro lá, pois conforme vai passando a hora, vai lotando! E tem um número máximo de carros que podem estacionar.
Pegamos o café da manhã mais cedo da pousada (7:30) e partimos de carro às 8h rumo a esse paraíso. O acesso às Prainhas é feito somente de carro ou através de passeios de barco (contaremos no próximo post). Mas juro que a gente viu gente indo a pé e inclusive carregando cadeiras e barracas, haja fôlego!
O caminho é bem longe. Você sobe em direção ao Mirante do Pontal do Atalaia e, antes de chegar ao mirante, vira em uma entradinha à esquerda que possui uma placa sinalizando o caminho para as Prainhas. Daí, então, é chão, viu! Vai seguindo a estrada de terra que contorna a montanha, a vista é linda. O chão em certas partes é bem ingrato. Quando você pensar que está perdido, vá em frente hahahahaha. Até que então quando você avistará a civilização (que nada mais é que pessoinhas prontas para cobrar dinheiro). A entrada é R$10,00 por 12 horas e, o que achamos interessante, é que quando você sai, esse papel dá direito a estacionar perto de qualquer praia sem custo extra dentro dessas horas.
Enfim, depois de pagar, tem mais um chãozinho e você já verá as pessoas indicando os locais para parar. Vai ficando um filão de carros estacionados pela estradinha fina (que é mão dupla). Imagina a saída que delícia.
Estacionou? Pega o menor número de tralhas possíveis porque vem a escadaria. E se você pensa que a descida é tranquila, focaliza na volta. Levamos só a bolsa e cangas e deixamos para alugar cadeira e barra lá embaixo. A escada é muito boa, bem firme e larga.
Na praia, tem algumas barracas de comida. Eles alugam 1 guarda-sol e 1 cadeiras por R$30,00. Ficamos em uma bem ao lado da escada.
A praia realmente é um sonho, parece Caribe mesmo: águas clarinhas e aquele azul perfeito com as areias branquinhas. Mas é aquele gelo! Hahahah tem que criar coragem para entrar e depois para sair e pegar um ventinho.
Não dá vontade de ir embora. Ficamos de 8:30 até 12:30 e almoçamos um churrasquinho misto por lá mesmo. Bem gostoso e barato.
Se joguem na água e fiquem…
Na volta, subimos a escadaria e eu já morrendo. Parava de 5 em 5 degraus, sério. Pegamos o carro, enfrentamos aquela confusão de mão dupla no estacionamento para sair e fomos descansar um pouco na piscina da pousada.
(A praia já lotadinha na saída…)
PÔR DO SOL NO MIRANTE DO PONTAL DO ATALAIA
Foi bom não ter emendado os passeios porque como a fila é grande e demorada para sair, poderíamos perder o horário do pôr do sol. E ele se põe praticamente às 17:30. Às vezes 5 minutos antes ou depois.
Por isso, saímos de carro da pousada às 16:20. Subimos para o mirante sem nenhum “engarrafamento” e estacionamos exatamente em frente onde todo mundo fica. Ali devem ter umas 4 vagas, então chegar cedo é ótimo.
É simplesmente belíssimo e muito romântico. Dá para sentar, relaxar e curtir.
Pesquisem também as poses que vocês querem fazer. Aproveitem para tirar todas as fotos antes e parem para apreciar os últimos minutos porque chega em um ponto que ele desce e se põe mega rápido, coisa de 8 segundos.
JANTAR E PASSEIO EM BÚZIOS
O Thiago sugeriu que a gente fosse jantar em Búzios e foi uma boa ideia. Se a gente tivesse deixado para outro dia não teríamos aguentado de cansaço. Contamos tudo em outro post aqui (para não ficar muito longo)
—— ♥ ♥ ♥ ——
Esperamos que tenham gostado das dicas para o primeiro dia. Para a gente deu super certo!
Adoramos, não deixem de ir nesses locais quando estiverem em Arraial. E para saber tudo da nossa viagem, passeios, onde comer, onde ficar, vejam nosso post resumo aqui.
Beijos,
Carol & Thiago
Pingback: Búzios – Crepe no Chez Michou, Passeio na Rua das Pedras e Orla Bardot
Pingback: Nossos dias em Arraial do Cabo, o Caribe Brasileiro