Vinícola Ravanello: tour e degustação de vinhos em Gramado (RS)

Oi pessoal!

No último post deixamos uma visão geral para vocês de como foi nossa viagem para Gramado, quais passeios e restaurantes gostamos mais e uma dica de roteiro prontinho para ajudar vocês.

Para quem perdeu, segue o link: Gramado e Canela: 5 dias perfeitos de passeios e gastronomia na Serra Gaúcha.

Hoje vamos mostrar com mais detalhes como foi a nossa visita na Vinícola Ravanello.

Como falamos, só passamos 5 dias em Gramado e Canela. E, quem já foi, sabe a quantidade de coisas legais que tem pra fazer lá e como 5 dias é pouco! Acreditamos que o ideal seria, no mínimo, uma semana.

Um passeio maravilhoso e super famoso na Serra Gaúcha, é o tour pelo Vale dos Vinhedos, que dura um dia inteiro, você sai de Gramado/Canela e passeia de trem. Mas era um dia inteiro…. para quem só tem 5 dias fica apertado. Então decidimos deixar esse passeio para uma próxima viagem.

Mas a gente queria muuuuito conhecer uma vinícola. Foi aí que descobrimos, pela internet, a Vinícola Ravanello. Ela fica bem em frente ao parque Snowland, que a gente também queria conhecer. Então resolvemos juntar os passeios.

🍷A Vinícola

A Ravanello foi fundada pelo sr. Normélio Ravanello, engenheiro formado, mas que desde jovem sempre esteve envolvido nas atividades vitivinícolas da sua família. Em 2005, ele decidiu montar sua própria empresa, com a ajuda de sua esposa e seus filhos. As primeiras vinificações, em 2008 e 2009, ocorreram na vinícola experimental da Embrapa, em Bento Gonçalves, RS. Após alguns anos de preparação e pesquisa, em 2010, foi iniciada a vinificação na propriedade.

🍷Tour

Fomos para o Snowland bem cedinho e saímos tipo 15:45. Assim, pegamos o último tour da vinícola (16h). A vinícola possui estacionamento grátis. A recepção é feita na lojinha.

Depois, seguimos na primeira parte, pelos jardins, onde ele contou um pouco da história da vinícola.

Na segunda parte, fomos conhecer os vinhedos. Os 2,4 hectares de vinhedos estão localizados junto à vinícola, em encostas a cerca de 800 metros de altitude, com exposição solar noroeste. Estas encostas pertencem à Serra Continental, onde o clima é mais seco que o da Serra do Mar, não havendo praticamente ocorrência de neblina. O microclima privilegiado garante adequada amplitude térmica, com dias ensolarados e noites frescas. Essas condições favorecem a formação dos diferentes compostos orgânicos que compõem a tipicidade e a complexidade de vinhos tintos e brancos.

A Ravanello também adquire uvas de produtores parceiros localizados em outros municípios da região, cujo produção passa por uma inspeção com rigoroso controle de qualidade para garantir a qualidade dos bons vinhos que a empresa produz.

A nossa visita foi no início de Dezembro e estava um dia lindo de sol. Claro que o tour pelas áreas externas fica muito mais bonito assim.

–> Curiosidade que aprendemos no tour: eles plantam rosas pelos vinhedos, pois se aparecer algum praga, ataca as rosas primeiro e assim é fácil deles perceberem e protegerem as uvas.

Na terceira parte, fomos conhecer a área interna da vinícola, com explicação do processo de produção e armazenamento. O primeiro ambiente visitado foi a sala com tanques de aço inoxidável, onde ocorre a fermentação da bebida.

Aqui aprendemos que o vinho seco que é o bom! O suave tem uma quantidade de açúcar muito maior em sua composição. 😉

Conhecemos depois a adega, onde encontram-se as barricas de carvalho com vinho em repouso. Passamos por um corredor onde encontravam-se centenas de garrafas em repouso, a última etapa da vinificação antes do envio para o consumo.

E é lindo, cheio de frases bem legais sobre vinho.

Por último, conhecemos a sala onde os vinhos são engarrafados. Ele também nos explicou sobre o processo de produção das espumantes, cujas garrafas encontravam-se em repouso na posição inclinada.

Nossa visita foi guiada pelo Leonardo e durou cerca de 45 minutos. No final, também tivemos o prazer de conhecer o sr. Ravanello, uma simpatia de pessoa.

🍷Degustação

Durante o tour, você tem direito a 3 degustações. No dia que fomos, experimentamos, nessa ordem:

• Rosé
  • Merlot
  • Cabernet Sauvignon

Os três são maravilhosos! Difícil até escolher um para dizer qual gostamos mais. O meu acho foi o Rosé. Mas também levamos o Merlot para casa e amamos!

🍷Compras

A lojinha é de matar. A gente queria levar tudo. kkkkk

Como estávamos perto do Ano Novo, levamos o espumante também para provar. E era maravilhoso! Levamos também o Rosé e o Merlot, que já acabaram claro. E um Teroldego para experimentar (esse ainda não provamos!). Os preços são muito bons (de R$35,00 a R$ 60,00… o mais caro se não me engano é o Dionísio por R$80,00) e a qualidade é top!

Eles também vendem aquelas bolsas que cabem 6 garrafas e que você pode levar em voos nacionais. Acabamos comprando e foi super útil.

A Ravanello é uma vinícola de pequeno porte. Por isso não vamos conseguir encontrar esses vinhos maravilhosos pelos supermercados por aí. Apenas em restaurantes ou empórios personalizados. Uma pena, né.

🍷Espaço Gourmet

Eles possuem também um Espaço Gourmet interno para realização de eventos com capacidade até 120 pessoas. Imagina só casar ao ar livre naquele jardim lindo. Que sonho!

🍷Contatos Vinícola Ravanello (Site | Instagram | Facebook)

• Atendimento: Segunda – Sábado: 09: 30 às 12:00 | 13:30 às 17:30
  • Visitações guiadas nos horários 10hrs, 11hrs, 14hrs, 15hrs e 16hs.
  • Agende seu horário por e-mail: vinicolaravanello@vinicolaravanello.com.br ou através do telefone (54) 9668 6400 ou (54) 9668 6495.
  • Preço: R$ 35,00 por pessoa.

🍷🍷🍷

Esperamos que tenham gostado da dica.

Beijos,

Carol & Thiago

11 comentários em “Vinícola Ravanello: tour e degustação de vinhos em Gramado (RS)

1. Passei um final de semana em Gramado e fiquei com vontade de ficar mais tempo… Aliás, preciso voltar na cidade, pois muita coisa já mudou! Na época nem era fã de vinhos e me foquei no fondue hehehe
    Vejo que perdi uma ótima oportunidade! Preciso voltar lá urgente!

2. No meu pouco entendimento de vinícolas, o espaço gourmet é um dos meus favoritos.. kkk… Já visitei algumas no Sul, mas nunca fui nessa. Gostei de seu relato sobre ela!
    Já te acompanho um tempo e sei que torceu o pé em Gramado. Espero que esteja bem e 100% para novas aventuras. Beijos

3. Não tive oportunidade de conhecer vinícolas em Gramado e amei a ideia. Os preços de vinho para trazer pra casa são ótimos! Dizem que toda a região é muito linda e cheia de verde. Não sabia da dica das rosas, vivendo a aprendendo! hahaha

4. Olha, se você acha que 5 dias é pouco, e eu que passei só 3… Deu gostinho de quero mais. E, quando voltar, com certeza farei enoturismo, e essa vinícola não há de faltar. Adorei!

5. Eu sou apaixonada por vinho e acho que ia adorar essa vinícola. Excelente dica pra quando eu visitar Gramado. Não fazia idéia de que esse era o motivo pra se ter rosas em vinícolas. Adorei essa curiosidade!!

6. Adoro passeios em vinícolas. Aliás, Serra Gaúcha é um destino que estou querendo repetir já faz um tempo… Agora estou mais inspirada! Achei muito bons os preços dos vinhos, uma boa oportunidade para voltar com a mala cheia e depois relembrar a viagem por um bom tempo!